FESTIVAL INTERNACIONAL DE PALHAÇOS RI CATARINA

1ª Edição


O I Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina superou todas as nossas expectativas. Contamos com a participação de grandes artistas/amigos, que tornou todo esse evento perfeito, nos dando um retorno de publico excelente. 

O Festival contou com 80 artistas ao todo, o que proporcionou um retorno de público de 9.531 espectadores diretos, no total de 18 espetáculos, uma mesa de debates, uma oficina e uma palestra. Tais eventos puderam ser presenciados em Florianópolis, e em mais 9 cidades de Santa Catarina (Laguna, Criciúma, Tubarão, Lages, Chapecó, Joaçaba, Brusque, Joinville e Itajaí)


Abaixo você pode acompanhar as atrações que estiveram no 1º Ri Catarina:

Espetáculo Instintos Ocultos -Leo Bassi – Itália - Espanha: Com o espetáculo Instintos Ocultos, para Leo Bassi, agir não é apenas agradar o público. O real significado de um show é trazer o público para uma experiência cheia de emoções e fazê-los sentir, que o que eles estão enfrentando é um momento exclusivo e único em suas vidas, e nunca será repetido. 
Encontrar aquele momento mágico (sem o qual não há show) e fazer o impossível para alcançar, é o objetivo final de Leo Bassi. Fiel à sua filosofia artística, Leo sempre tendeu a se envolver em situações de chocante e ultrajante para surpreender o público.



Espetáculo Tomate a Puro Tomate - Tomate - Argentina: No espetáculo Tomate é um palhaço, um bufão, um ser que por momentos é cruel e por momentos é inocente, com sua habilidade e ingenuidade faz rir  e refletir ao mesmo tempo. Show de manipulação de balões e comédia.


Espetáculo De Malas Prontas - Cia Pé de Vento Teatro/SC: O espetáculo é uma comédia irreverente e sem fala, da Cia. Pé de Vento Teatro, que conta a história de duas mulheres que se vêem obrigadas a compartilhar o mesmo banco de um aeroporto...
No desenrolar do espetáculo se percebe que compartilhar não é tão fácil assim e, os conflitos se sucedem velozmente até a situação chegar a um ponto sem retorno, e só há uma saída: 
A GUERRA!
De maneira bem humorada mergulha-se no mundo dos conflitos que povoam nosso cotidiano e da vil batalha que enfrentamos em nosso dia a dia para lograr e sobreviver.
!A vida é feita de pequenas guerras!
!E de grandes misérias!

Espetáculo O Acrobata - Seres de Luz/SP: Em O Acrobata vemos o clown Jasmim, numa tradicional saga de domadores de feras, tentando inutilmente fazer com que o seu insólito mascote Pippo realize “perigosas” proezas acrobáticas. Uma dupla muito especial, uma relação onde o domador e a mascote surpreendem à platéia por sua ternura e simplicidade.  O que acontece quando a fera não é um temível leão, nem um tigre feroz, senão uma insólita mascote que não gosta muito de trabalhar?
Um clássico trabalho de clown, fruto do intercâmbio com o mestre Nani Colombaioni (In Memoriam) na Itália, em janeiro de 1998 

Espetáculo In Conserto Teatro de Anonimo/RJ:  Um trio de palhaços chega ao local para dar um concerto público, mas muitas trapalhadas acontecem até que consigam executar suas peças. 
Assim, acabam tendo que dar um conserto no programa, que inclui a "Ópera Desastrada", interpretada pelo alto barítono Seu Flor e seu lerdíssimo discípulo Prego. 
Em seguida, é a vez de Buscapé executar sua peça musical, até que se depara com uma fatalidade do destino: seu estimado apito mirim ultrapassa a barreira da vida e vira estrela. Em seu périplo fúnebre, Buscapé leva o público às lágrimas de tanto rir. No Gran Finale, os três atrapalhados palhaços executam seu concerto, agora com instrumentos de verdade (acordeom, cavaquinho e trompete). 
Contudo, até que isso ocorra, muitas outras tentativas e erros irão se suceder.
A estrutura do In Conserto mora no jogo clássico dos velhos palhaços, apreendida em uma das mais tradicionais famílias ligadas à arte da palhaçaria – a Colombaioni, o mestre Nani Colombaioni (1921-1999).
O espetáculo In Conserto coleciona prêmios como “Nariz de Prata” e “Prêmio Especial Cirque du Soleil”, no Festiclown de Monte-Carlo (Mônaco - 2006); 



Espetáculo: “Spirulina em Spathódea” - Na Companhia dos Anjos/SP: Uma palhaça se mostra devagar. 
Ela traz uma bagagem. Aos poucos revela seus segredos, seus brinquedos, seu mundo peculiar. Convida a platéia a participar desse mundo, incluindo-a na sua lógica pessoal. Mostra a que veio. Fala de morte, vida, morte-vida, desejos, ardis, superações. É funeral. É renascimento. 


Espetáculo "Bom Apetite" - Cia. Pé de Vento Teatro/SC: Espanhol e brasileiro, ingênuo e atrevido, adulto e criança, no espetáculo “Bom Apetite”, o ator Pepe Nuñez nascido na Espanha e radicado em Florianópolis/SC, faz um mergulho na arte do Ator Cômico.
Re-elaborando cenas e situações clássicas dos cômicos populares,e usando recursos da tradição Cômico-Circense, este palhaço com nariz vermelho e um estilo franco e descontraído, convida o público a participar ativamente das cenas compartilhando sempre  o lado  ridículo e inocente do ser humano. “Bom Apetite” é um espaço de brincadeira, um espetáculo aberto, para todas as idades, jogos e cumplicidade marcam o compasso na orquestra que formam público e palhaço, e rindo de si mesmos, trazem a tona o que todos nós temos de mais irreverente, descontraído e ingênuo. No “cardápio” da peça, tem música, mágica, malabarismo, jogos coletivos e naturalmente, muito humor.



Espetáculo: "Tchesco, o SENSACIONAL" - Tchesco Villares/RJ: Compartilhar um espetáculo deste SENSACIONAL e inusitado artista é programa obrigatório para quem gosta de surpresas das mais inusitadas. Malabares com 1,2,3,4,5 e quase não sei quantas bolinhas, acrobacia e saltos incríveis e as vezes inacreditáveis, parada de mão no chão, a meio metro do chão e as vezes a mais de metro com a própria cabeça...
Ih... É muito, muito humor e técnica circense no corpinho compacto dele que se define como o ser mais lindo da face da terra! Vale à pena conferir esse "modesto" e impressionante carioca, Brasileiro e artista do mundo..



Espetáculo "Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras" - Teatro da Mafalda/SP: Conta a história de Mafalda Mafalda, uma artista de cabaré banida pelo seu público após uma apresentação mal sucedida com uma tal “plateia do lado de lá”.
O espectador considerado “o público do lado de cá”, por meio de flashbacks reais e também pelo depoimento de nossa protagonista tem acesso a uma realidade deturpada dos fatos, porém, logo acaba por saber que algo mais se grave se passou na fatídica apresentação. Algo que envolve o uso de uma tesoura, de tomates e de um pesadíssimo tamanco do Dr. Scholl, acabando por constituir um assombroso caso de polícia.




Espetáculo “Cinta-Liga/ Desliga" - Núcleo Trompas de Falópio/RS: Ser mulher e brincar de ser mulher é a grande tentação a ser abocanhada por um trio de palhaças! 

O espetáculo torna-se um pretexto para um encontro com o público, onde as palhaças buscarão um pretendente amoroso. Nesta tentativa, elas trazem à tona desejos e cenas cotidianas do universo feminino, que vão sendo transformados pelo humor e o absurdo. A busca por um amor acaba construindo uma rotina e um forte elo entre as mulheres-palhaças através de um jogo fantasioso que põe tudo de pernas e saias pro ar.


Espetáculo “Duas Palhaças” - As Maria da Graça/RJ: Duas palhaças com personalidades bem distintas, conversando sobre as questões existenciais da vida. 
A amizade... Em um momento, uma manda e a outra obedece em outro momento a que manda, amolece... Duas palhaças e o sentimento... O choro, o toque, a distância e a aproximação. Procuram entender o que os cabelos loiros de um Príncipe, têm a ver com os trigos de ouro... E elas entendem.



Espetáculo: “Barrica Poráguabaixo” Michelle Silveira/SC: A Palhaça Barrica quer ir a praia e isso é um bom motivo para atrapalhações. Num lugar de proximidade com o público e utilizando-se de recursos concretos e imaginários, a Palhaça lança mão de toda a sua graça e sensibilidade para realizar o seu sonho vencendo os limites impostos pelos padrões a fim de alcançar o prazer e a alegria, em momentos de pura brincadeira consigo mesma e com a platéia.




Espetáculo: “Homem Banda” - Cia.Um Pé de Dois/RS: Quando ao longe se escuta um harmonioso acordeon acompanhado de chocalhos, pratos, bumbos e apitos... E imagina-se que aí vem a banda!
E vem mesmo, mas não uma banda comum e sim uma banda inteira orquestrada apenas por um homem só! É ele, Maurolauropaulo quem chega... Um músico inventor, que apresenta sua profunda crise de personalidade através de um espetáculo e uma parafernália cheia de sonoridades!!


Espetáculo As Três Irmãs - Traço Cia. de Teatro/SC: A peça discorre sobre o desejo das irmãs Olga, Maria e Irina de retornarem à cidade natal, de onde saíram com o pai, general militar, há onze anos. Ainda mais importante que o plano dos acontecimentos, porém, é a exposição dos conflitos que se estabelecem entre o plano da vida material – o cotidiano da vida humana – e o plano espiritual – a eternidade. O espetáculo, fruto da pesquisa de mestrado desenvolvida pela diretora em Prática Teatral pela ECA/USP e encenado pela Traço Cia. de Teatro de Florianópolis, aborda o clássico texto do dramaturgo russo Anton Tchékhov a partir da técnica do clown.


Espetáculo Clov’s o Internacionavel - Grupo lá nos Fundos/SC: Fãs do mundo inteiro apresentamos, poxa apresentar uma figura tão famosa é muita pretensão. Falastrão e exigente - “como todo astro deve ser” – (palavras do próprio artista) e que tem em seu público um parceiro ideal, público este que tem “o privilégio de ter sido escolhido para assisti-lo”, um privilégio para poucos o mais Internacionável dos Internacionáveis, Clóv's, em sua última apresentação de uma turnê mundial, mostrará sua grandiosa composição musical. Esplendorosamente magnânimo como só ele mesmo sabe ser, Clov's o INTERNACIONÁVEL fará dos instantes que antecedem a apresentação da composição musical um divertido jogo aonde palhaço e platéia conduzem juntos o espetáculo.



Atração Cabaret Ri Catarina: Sob a direção do comediante carioca Sergio Machado o festival trouxe ao publico o CABARET RI CATARINA que em 3 noites diferentes trarão ao grande públicos diversos artistas catarinenses. 
Artistas que fazem e trabalham com o riso em nosso estado, entre eles: Vanderléia Will, Daniel Olivetto, Grazi Meyer, Igor Lima, Malcon Bauer, Milena Moraes e Renato Turnes. Ana Paula Grigoli, Cassiano Vedana, Charles Augusto, Cia. Cênica Espiral, Khalid Prestes, Marcio Boró, Palhaça Barrica, Traço Cia. de Teatro e Gabriela Leite, Cintia Lopez, Circular Artes do Circo, Circus Fever, Dale Circo Floripa, Diogo Vaz Franco, Gleison Alvez de Carvalho, Mila Spigolon e Projeto Nosso Samba.

Documentário É Bucha! Os 40 anos do Teatro Biriba/SC: O documentário É Bucha! Os 40 anos do Teatro Biriba conta a história de uma das mais tradicionais companhias de circo-teatro do Brasil, narrada por seus protagonistas. Fundada em 1970 por Geraldo Passos, o palhaço Biriba, o Teatro Biriba mantém viva a  tradição do circo-teatro brasileiro, levando dramas, comédias e shows para as pequenas cidades do sul do país. Através de depoimentos, raras imagens de arquivo, espetáculos, descobertas no rico baú que guarda todos os textos teatrais da companhia, e recriações de antigas encenações do repertório o documentário revela a história da companhia, o dia-a-dia do trabalho coletivo, o aprendizado artístico e a herança da tradição, a nobreza dos palhaços, a vida nômade, a dramaturgia e a estética da arte do teatro popular. Numa emocionante celebração, presenciamos o encontro de três gerações de palhaços herdeiros de Geraldo Passos com o seu público, festejando a memória e o futuro da família de artistas.




Oficina de Palhaço Latino Americano, com o argentino Victor Tomate (palhaço Tomate). A oficina foi gratuita. Palhaço Tomate é um comediante argentino, palhaço, de humor extravagante, mordaz e balloon international showman.